Loading...
Ubu Rei
Ubu Rei
  • Temporada: 3 a 20 Agosto de 2017
  • Local: Museu Arqueológico do Carmo
Sinopse

Em 1888, Alfred Jarry e os seus colegas de escola decidiram parodiar o aspeto grotesco e boçal do seu professor de física, constantemente alvo do ridículo por parte dos alunos. Assim nasce “Rei Ubu”, que o autor criou para representar a terrível natureza animal do Homem, expondo o nível de crueldade e desumanidade a que se consegue chegar a partir de uma simples situação de poder.
Ubu assassina o rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Ao longo de uma sucessão de episódios absurdos, exerce o seu reinado de forma brutal e sanguinária, deixando o país na miséria. Figura monstruosa e corrupta, mas acima de tudo, covarde, estúpida e ridícula, Ubu pratica uma política catastrófica em seu próprio interesse, arruinando todo o território à sua volta. Uma metáfora assustadora que, ciclicamente, vai encontrando ecos na realidade política internacional.

  • Ubu Rei
  • Ubu Rei
  • Ubu Rei
Ficha Técnica

Título original: Ubu Roi; A partir da versão de Luís de Lima e Alexandre O’Neill; Com: Alexandra Rosa, João Barbosa, Mário Sousa, Rafael Fonseca; Elenco Act School: Filipa Louceiro, Joana Flora, João Redondo, Mafalda Berenguer, Margarida Alves de Brito, Maria Vitorino, Mariana Branco de Sousa, Miguel Carvalho Pinto, Renato Terêso, Rita Ramos Mendes, Vera Moura; Figurinos: Dino Alves; Caracterização: Ivan Coletti; Desenho e operação de luz: Rita Louzeiro: Banda sonora: Paulo Abelho e Fernando Simões; Movimento: Paula Careto; Apoio de voz: Teresa Lima; Assistência de encenação: Carolina Campanela; Estagiárias de figurinos: Joana Claro, Margarida Sales e Raquel Pereira; Bilheteira: Ângela Gomes, Luís Mesquita; Ilustração: Joana Villaverde; Comunicação: Isabel Marques; Spot e fotografia de cena: Maria Antunes; Direção de produção: Ivan Coletti; Administração de produção: Ana Bordalo; Produtor: Alexandre Oliveira; Co-Produção: Act School; Produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro. M/12 Agradecimentos: Luísa Costa Gomes e Rute Silva

Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt