Loading...
Biografia de um Poema
Biografia de um Poema
  • Temporada Lisboa: 13 Setembro a 8 Outubro de 2017
  • Local: Teatro do Bairro
Sinopse

Um poema de dez versos, que na realidade se reduzem a três - pois repete muitas vezes umas poucas palavras - foi escrito em 1924 por Carlos Drummond de Andrade, na altura um jovem desconhecido. Hoje, no Brasil, todos conhecem a “Pedra no Meio do Caminho”. O poema foi discutido, parodiado, elogiado, atacado, interpretado e louvado até ser espontaneamente incorporado na vida quotidiana brasileira. Quarenta anos depois, o já ilustre Drummond de Andrade, reuniu em livro os acontecimentos mais marcantes que envolveram este que é, afinal, o poema mais discutido do modernismo literário brasileiro: “Colecionei e publiquei tudo o que se escreveu sobre a pedra no caminho, pró e contra, claro que na maioria contra - ‘A pedra é um símbolo! É uma besteira! Genial! Idiota!’ - Afinal: ficou divertidíssimo”. A este livro, publicado em 1967, chamou “Biografia de um Poema”.
Foi a partir das histórias compiladas pelo próprio autor neste “livro divertidíssimo” e tendo como referência também outros textos, autores e obras do período modernista brasileiro, que António Pires construiu o seu espetáculo. Lúdico, divertido e comovente, conta com um elenco de atores brasileiros (Cassiano Carneiro e Chico Diaz) e uma atriz portuguesa (Rita Loureiro). Recusa-se a narrativa tradicional e regressa-se a um caminho mais livre, abstrato e fragmentado, primário mas também futurista, onde as imagens, movimentos e composições nos oferecem um universo emocional único, apenas possível no teatro e na própria arte.

  • Biografia de um Poema
  • Biografia de um Poema
  • Biografia de um Poema
Ficha Técnica

A partir da obra homónima de Carlos Drummond de Andrade, organizada e ampliada por Eucanaã Ferraz; Adaptação e dramaturgia: António Pires e Hugo Mestre Amaro; Encenação: António Pires; Com: Cassiano Carneiro, Chico Diaz e Rita Loureiro; Cenografia: Christine Cabrita e Luísa Gago; Figurinos: Luísa Pacheco; Música: Paulo Abelho; Desenho de luz: Rui Seabra; Movimento: Paula Careto; Caracterização: Ivan Coletti; Construção de cenário: Fábio Paulo; Mestra costureira: Rosário Balbi; Operação de luz: Jorge Oliveira; Direção de cena: Hugo Mestre Amaro, João Araújo e Rafael Fonseca; Bilheteira: Luís Mesquita; Ilustração: Joana Villaverde; Direção de produção: Ivan Coletti; Comunicação: Isabel Marques; Administração de produção: Ana Bordalo; Produtor: Alexandre Oliveira; Produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro. M/12

Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt